terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mini recital de Alexandre Simon

O Instituto de Artes e Design da UFPel convida para a apresentação musical do projeto de extensão "Música às 20 pras 10", que ocorrerá nesta quarta-feira (01/09), às 9h40min, no 3° piso do IAD. Teremos, neste dia, o Mini Recital do músico Alexandre Simon.


"Release Alexandre Simon


Alexandre Simon é natural de Santa Maria (RS). Iniciou seus estudos de violão aos 16 anos no curso Extraordinário de Música da cidade de Santa Maria, sob a orientação do professor Adelir Paulus. Com ele estudou técnica e repertório erudito para violão.
Em 2005 ingressa no curso de Bacharelado em violão da Universidade Federal de Pelotas, onde ficou sob a orientação dos professores Me. Fernando Silveira Filho, Me. Marcos Victora e Me. Luciano da Costa Nazário. Atualmente está sob a orientação do professor Me. Ivanov Basso.

Desde o início de sua graduação atuou em diversos recitais como solista, tendo destaque para os projetos 'Valorizando Talentos', 'Música nas Catedrais' e 'Violões do Sul', onde tocou ao lado do reconhecido instrumentista Gilberto Oliveira. Nesse período, atuou no Centro Municipal de Cultura e no Teatro Municipal da cidade de Rio Grande (RS). Em 2006, realizou um concerto solo no Conservatório de Musica da UFPel.

Participou de diversos cursos e 'masterclasses' com os violonistas Dr. Eduardo Meirinhos e Dr. Daniel Wolff. Além disso, estudou harmonia com o violonista e compositor Me. Luciano Nazário e arranjo com o pianista e maestro uruguaio Juan Pablo Schellemberg.

Em janeiro de 2008 participou como executante da XXVI Oficina de Música de Curitiba, onde estudou com os violonistas Marco Pereira e Rogério Souza, apresentando-se com a oficina do choro no teatro do SESC da cidade de Curitiba.

Em junho de 2008 participou como executante da 'masterclass' com o concertista e professor Eduardo Isaac, promovida pela UCPel e pela escola Piano Class. Também participou, no mês de agosto, da Noite dos Guitarreiros promovida pelo luthier Eduardo Cordeiro, atuando junto a músicos como Maurício Marques, Gilberto Oliveira e Egbert Parada.

Ainda em 2008, apresentou-se no Conservatório de Música de Pelotas, com a formação de dois violões e percussão, dando início ao projeto Latino-América Trio.

Em setembro de 2008, participou do curso 'Programa preventivo de distúrbios osteomusculares' com o violonista e PhD em medicina preventiva, Djalma Marques.

Em 2009, dando continuidade ao projeto Latino-América Trio, obteve aprovação em projetos culturais das cidades de Rio Grande e Santa Maria, por meio da Lei de Incentivo à Cultura destas cidades."

O projeto tem a organização da acadêmica Ana Lucia Ribeiro Azambuja, e a coordenação da profª. Isabel Hirsch.