terça-feira, 13 de julho de 2010

Fechamento do primeiro semestre: Recital dos alunos da UFAc (Universidade Federal do Acre) - grupo CamerAcre Uirapuru

          O Instituto de Artes e Design da UFPel convida para a apresentação musical de encerramento do primeiro semestre de 2010, como atividade extra do projeto de extensão "Música às 20 pras 10", que ocorrerá no dia 24/07, às 19h, no auditório do IAD. Teremos, neste dia, o Recital do grupo CamerAcre Uirapuru.


Amazônia de Norte a Sul e Interiorização da Cultura Artística


          Projetos da CamerAcre Uirapuru vinculados ao Curso Superior de Música da Universidade Federal do Acre, apoiados pela Escola de Música e Orquestra Filarmônica Musicalizar e pelo Governo do Estado do Acre.
          Amazônia de Norte a Sul prevê turnês da CamerAcre por diversas salas de concerto da América do Sul, com duplo objetivo: veicular a música camerística produzida no Acre - principalmente com temática amazônica - e proporcionar aos seus integrantes, alunos do Curso Superior de Música da UFAc, a oportunidade de vivenciar outras culturas e aprimorar seus conhecimentos em master classes com professores das cidades visitadas. Nesta primeira etapa, contempla o sul do Brasil e Uruguai.
Já Interiorização da Cultura Artística sugere a descentralização de produto cultural e promove a produção de apresentações da CamerAcre Uirapuru em cidades do Baixo Acre Alto Juruá, contribuindo para acessibilidade de cultura à população acreana.

O Subtilior Ensemble


          Foi criado por Douglas Marques em setembro de 2008, em parceria com a Escola de Música e Orquestra Filarmônica Musicalizar. No mesmo ano, subsidiado pelos fundos municipal e estadual de cultura (Rio Branco/AC), desenvolveu projetos de audições comentadas, com público superior a 1.500 expectadores. Em 2009 continuou sua atividade de atendimento à comunidade em geral, em diversos pontos de cultura da cidade, a se destacar a apresentação na programação da Bienal do Livro e da Leitura. No primeiro semestre de 2010 apresentou Música da Época do Descobrimento do Brasil, roteiro dedicado às escolas públicas municipais da cidade de Rio Branco, visando criar um público mais receptivo à música erudita – particularmente medieval e renascentista – na cidade de Rio Branco. O grupo apresenta-se com instrumentos musicais autênticos, compondo-se de Alaúde, Flautas-doce, Percussão Histórica e Voz.

A CamerAcre Uirapuru


          Grupo camerístico formado por músicos rio-branquenses ou em Rio Branco radicados, criado em 2009 com propósitos didático-artísticos. Concebido inicialmente em âmbito acadêmico, é vinculado à Universidade Federal do Acre por meio de projeto de extensão de seu Curso Superior de Música. Suas apresentações iniciaram-se em junho de 2009 na cidade de Puerto Maldonado, Peru, por ocasião da inauguração do Auditório da Universidad Nacional Amazonica de Madre de Dios. De lá para cá o grupo assumiu uma série de atividades artísticas na cidade de Rio Branco e arredores, tendo voltado ao Peru para apresentações durante o VIII MAP (Congresso bianual que reúne saberes e instituições de diversos países da America do Sul). Com uma formação não tradicional, o grupo tem se apresentado com flauta, clarinete, viola, violoncelo, piano, violões/guitarra percussão e vozes.
          O grupo é composto pelos músicos Alain Leite Neto, flautista; Afonso Portela Messias, cantor; Ciro Quintanna, violonista e guitarrista; Douglas Marques, alaudista, cantor e condutor; João Gabriel Brito, percussionista; Luthiene Bittencourt, cantora; Maximo Lopes, violoncelista; e Marcelo Brum, pianista e diretor artístico. Aqui em Pelotas, o grupo também terá a participação do flautista Luiz Fernando Barbosa Jr. O grupo tem como assistentes de produção André Luiz Lima de Araújo e Patrícia Rodrigues de Lima, e a foto é de Talita Oliveira. Agradecimentos a Universidade Federal de Pelotas (Conservatório de Música e Instituto de Artes e Design).
         
          O projeto tem a organização da acadêmica Ana Lucia Ribeiro Azambuja, e a coordenação da profª. Isabel Hirsch.

Nenhum comentário: